Abertura do evento com a Psicóloga Organizacional Valéria Campos Lemos.
O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, mesmo que em porcentagem menor, homens também podem desenvolver a enfermidade, por também possuírem tecido mamário.
No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados.
Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais, pois a enfermidade quando identificada em estágio inicial possui mais probabilidade de cura com o tratamento.
Os principais sinais e sintomas de câncer de mama são nódulo na mama e/ou axila, dor mamária e alterações da pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações com aspecto semelhante à casca de laranja. E os fatores de risco para o desenvolvimento de câncer de mama relacionam-se com idade avançada, características reprodutivas, história familiar e pessoal, hábitos de vida e influências ambientais.
Mural expositivo do escritório administrativo
Em prol dessa campanha tão importante, a Rio Service coordenou um evento promovendo a responsabilidade social com enfoque no Outubro Rosa, afim de enfatizar a conscientização.
O evento contou com a participação da célebre convidada Taiz Santos (@taizgsantos), que narrou sua experiência de descoberta do câncer de mama e relatou sua surpreendente força na luta contra a enfermidade, trazendo um grande ensinamento de vida a todos os convidados presentes.
Também dispôs da presença da Consultora de Beleza e Maquiagem Verônica Carvalho (@veronicac.mk) com um bate papo super interessante sobre autocuidados e estímulo da autoestima.
"Eu enfrentei muitas dificuldades e perdas e acabei esquecendo da minha própria saúde, deixando de me cuidar [...] foi quando me deparei com a realidade que estava enfrentando o câncer [...] hoje permaneço lutando, mas me mantenho motivada todos os dias pela minha fé. [...] Nas palestras que eu vou, faço questão de enfatizar a todas que se cuidem e façam o autoexame, pois o quanto antes for diagnosticado, mais rápida a evolução do tratamento"
Taiz Santos em palestra relatando sua experiência na luta contra o câncer de mama.
.
"O autocuidado é muito importante, pois incentiva uma boa autoestima"
Verônica Carvalho em palestra sobre maquiagem e autoestima.
Em parceria com diversas marcas, o evento, além das esplêndidas palestras, dispôs de diversos sorteios que proporcionaram lindos presentes para as colaboradoras.
Comments